O rapper angolano Luaty Beirão (Ikonoklasta) foi detido ao fim do dia 11 de Junho, no Aeroporto da Portela, em Lisboa, onde desambarcou proveniente de Luanda.
Segundo o seu produtor e amigo, Pedro Coquenão, as autoridades alfandegárias encontraram um pacote de cocaína, no pneu da sua bicicleta, que havia despachado em Luanda, forrada em plástico, para trocar em Lisboa, onde a adquiriu.
Pedro Coquenão informou que, quando o rapper recolheu a roda do tapete rolante, notou uma protuberância no pneu e a adulteração do forro de plástico. Disse ainda que o rapper nem sequer teve tempo de avaliar o que se tinha passado porque agentes locais abordaram-no imediatamente e o conduziram para interrogatório.
Ao atravessar a fronteira em Luanda, os Serviços de Migração e Fronteiras, retiveram o passageiro por uns momentos. Luaty Beirão enviou uma mensagem, em sms, ao seu amigo, o rapper MCK, sobre como as autoridades o informaram que o “seu passaporte está bloqueado”. No mesmo sms, referiu os contactos realizados pelo oficial de migração, junto dos seus superiores, tendo-lhe sido comunicado, passados 10 minutos, que “ligámos para o cdte [comandante] e ele deu autorização para passar [o viajante].”
Já no avião, Luaty Beirão enviou uma segunda mensagem a comunicar que “acabaram de me informar que a DNIC [Direcção Nacional de Investigação Criminal] mexeu na minha bagagem [a roda]. Já [es]tou no avião.” A mensagem seguinte foi sobre a sua detenção no aeroporto em Lisboa.
Fonte: MakaAngola
0 comentários:
Enviar um comentário