Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

O RAP

| | quarta-feira, 30 de julho de 2008
|



O RAP (do inglês Rhythm and Poetry, ritmo e poesia) é a expressão musical-verbal da cultura Hip Hop.

A origem do Rap remonta à Jamaica, mais ou menos na década de 60 quando surgiram os Sound Systems, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos “toasters”, autênticos mestres de cerimónia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas. No início da década de 70 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os EUA, devido a uma crise económica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos Sound Systems e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch, um discípulo de Herc. O primeiro disco de Rap que se tem notícia, foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado (as gravações anteriores eram piratas) por volta de 1978, contendo a célebre King Tim III da banda Fatback.
As primeiras gravações de Rap datam do início dos anos 1970, com alguns grupos como os Last Poets e Gil Scott Heron. Nessa época, trata-se simplesmente da declamação de um texto sob o ritmo das batidas de tambores africanos, sendo a negritude o tema de predilecção.
Na actualidade, os MCs utilizam, como base, batidas de outras músicas habilmente extraídas pelos DJs, ou bases montadas electronicamente, ou, ainda, instrumentos tocados por músicos.
Uma característica muito presente no Rap são os samples, que são "pedaços" de outras músicas "reutilizados" para construir uma nova. Os samples tanto podem ser da parte instrumental de uma música como podem ser de vocais.

Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. Rapidamente se tornou um dos tipos musicais mais famosos em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e em Angola.

Freestyle
Dentro do rap existe o que se chama freestyle – trata-se de uma rima feita no improviso (algo como de repente). Geralmente os Mc's participam de batalhas, disputas de freestyle onde um tenta ser melhor do que o outro. Em Angola, temos muitos MCs que alcançaram o sucesso através das batalhas de freestyle, como por exemplo, Lil Jorge, Extremo Signo, Megga Fofo, Vui Vui, Mr. K, Boy G, D’mage MC, Cage One, X da Questão (Big Hernani) entre outros.

A princípio as batalhas de freestyle em Angola tinham pouca força e passaram a ganhar mais espaço quando passaram a ser organizadas pelo programa Big Show Cidade de Big Nelo e posteriormente Kool Klever. Depois da primeira edição, em que Lil Jorge foi o vencedor, as batalhas passaram a ser conhecidas por toda Angola e hoje muitos MCs vêem o Big Show Cidade como uma forma de chegar ao top.
Texto originalmente extraído da Wikipédia

0 comentários:

 

Blog Archive