Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

L & MAYANDA A DUPLA QUE NOS BONDA

| | sábado, 12 de setembro de 2009
|




Mais um artigo do meu "dealer" Soba L relacionado ao Hip Hop Angolano, ainda não percebi muito bem a parte final, mas ficarei a espera do próximo post para perceber melhor... Boa leitura

Paz

A intervenção social multi-sectorial, é sem sombras de dúvidas, uma das missões mais nobres dos “Rappers”. As obras discográficas nascidas no contexto desta cultura hermética “Hip Hop” retratam sempre o meio social onde o artista que as produziu se encontra inserido, logo os “Mcs” são agentes transformadores do meio social.

A personalidade, genialidade, Instrução e visão condicionam e influem na obra de um artista, esses factores influem no seu trabalho, ou seja, quando estamos perante uma obra artística, é como estivesse-mos em contacto directo com o artista que á produziu.

Os “Mcs” trazem discursos nas suas músicas, onde de uma forma estruturada e fundamentada, procuram sempre analisar, refletir e projectar os dramas do nosso quotidiano com o objectivo de abrir os corações, e provocar as mudanças necessárias.

Angola é um País com um número de “Rappers” bastante elevado, deparamo-nos diariamente, ano após ano com vários “Rappers”, alguns novos, outros nem por isso, cada um com o seu discurso, sobre as nossas virtudes, vícios, ambições, frustrações, sonhos
Paixões e medos.

Entretanto, nem todos possuem as mesmas habilidades e capacidades, nem todos possuem o mesmo olhar clínico sobre os nossos dramas sociais. Existem centenas que continuam a olhar para a nossa sociedade, de forma vertical e nunca horizontal, outros insistem em ver a floresta mais ignorando as árvores, e outros ainda decidiram fazer psique-análise, falando de coisas desconhecidas ou sobre as quais não têm um conhecimento de causa.

O quadro, até agora analisado, altera-se substancialmente quando entram em acção

Keita Mayanda e Leonardo Wawuti. Estes 2 “Rappers” são por mim, o expoente máximo de uma reportagem excepcional sobre os nossos dramas sociais. L e Mayanda são do meu ponto de vista, os mais proeminentes repórteres musicais, em relação aos aspectos circundantes das nossas virtudes, vícios, ambições, frustrações, sonhos, paixões e medos.

L e Mayanda, brindam-nos nos seus discursos, com uma análise psicológica e sociológica acima da média, sobre o nosso panorama sócio-cultural. Uma análise que leva-nos a compreender a construção ideológica e espiritual da nossa sociedade. São análises feitas com elevação, acuidade e acima de tudo conhecimento de causa.

Esta dupla procura nos seus discursos e reportagens, fazer-nos entender os efeitos nocivos deste excesso de materialismo, nos nossos valores culturais e relações sociais, mas de uma forma terapêutica, onde procuram sempre resgatar a nossa espiritualidade , como forma de manter a essência e integridade.

São vários os “Rappers” angolanos que de forma cuidada e sistemática ,fazem excelentes reportagens, contudo, limitam-se apenas a analisar os efeitos dos problemas, esquecendo as causas por detrás desses efeitos, e para analisar-se as causas, é necessário um análise profunda sobre o “Homem” , como agente causador dos efeitos, estudar a sua alma e não apenas o físico e o material.

L e Mayanda, são "gurus" no que toca á análise psico-sociológica do nosso meio social. Representam um estágio elevado da cultura “Hip Hop” , Um estágio caracterizado pelo facto do “Mc” apresentar-se com um verdadeiro artista, como um “Homem” que produz verdadeiras obras de arte. Obras discográficas com uma musicalidade extraordinária e complementadas com uma composição lírica bastante rigorosa didácticos.

L e Mayanda, estão á anos luz, do tipo de “Rap comum” das “correntes”, “bonés”, “punch lines” ,” muros” e “assobios”. Esta dupla brinda-nos nas suas obras, um “Rap científico”, adulto e maduro, traz-nos verdadeiras narrativas, poemas épicos memoráveis e intemporais.

O nosso movimento “Hip Hop” visto do ponto de vista futebolístico, apresenta-se com muitos “Messis”,” Kaka”s e “Ronaldos” , “Torres” e “Drogbas , todos eles excelentes jogadores sem sombras de dúvida. Que são conhecidos não só pelo talento, mais também pela vida algo excêntrica e aparatosa.

L e Mayanda, Lrepresentam o outro estágio do futebol, dos super jogadores talentosos e no anonimato, pois não são reconhecidos, por não caírem facilmente nas graças dos mais destraidos, tais como, “Andreas Pirlo” e “Iniesta”.

L e Mayanda, são 2 figuras incontornáveis do nosso movimento “Hip Hop” que apesar de serem muitas vezes negligenciados pelos amantes desta cultura, representam para mim, o estágio mais avançado do “Rap Nacional”. O estágio onde o “Mc” é um Artista e faz música como uma verdadeira Obra de Arte.

Por isso agradeço desde já, á esta dupla pelos excelentes momentos musicais que nos têm proporcionado nas suas obras discográficas, e desejar-lhes bastante sorte e muitos sucesso nesta mercado complexo e “sui generis”


Ilustrarei o Nosso Movimento “Hip Hop”, em forma de uma pequena equipe de futebol, onde farei uma analogia entre o “Mc” e um “Jogador” á nível do Talento, e Tempo De Rap.

Futebol Club Poético - FCP

1- Cfk - Theo Walcott
2- Kool Klever - Alessandro Del Piero
3- Leonardo Wawuti – Xavi
4- Keita Mayanda – Iniesta
5- Mc K – Luís Figo
6- JD - Lebo Lebo
7- Phater Mack - Trezeguet
8- Bob Da Rage Sense - Ronaldo Fenómeno
9- Cage One - Job
10- Big Nelo - Akwa

São muitos e muitos Mcs, no nosso Mercado, depois, num Segundo texto, tentarei de forma mais exaustiva e conclusiva falar desta analogia, entre o rap e o futebol.

Lenny aka Soba L
Jurista
Geração D´ouro Do Xangongo
www.sobalismo.blogspot.com

9 comentários:

Soba L disse...

Kratos,Mais Uma Vez Thanx Pelo Feedback!!!!

E Nem Adianta Agitar Heheh Essa Cena Vai Parar Aí Heheheh

One!!!!!

Anónimo disse...

Lol, Nigga o Hip Hop é como o que se diz em Economia "Laissez Faire" toda gente é livre de escutar e as criticas sao sao individuas... Nao ha nada de comparaçoes como fizeste a meter supremacia da tua autoria.
E no meu ponto de vista o melhor destes todos nao esta ali, e foste meter o Bob ao Ronaldo!!! lol, rsrsrsrsrsr aquele... laisse tomber.

Soba L disse...

Foi Uma Convocatória Feita Num Momento De Improviso,Uma Lista Que Não Teve Nenhum Critério Federativo,e Por isso Não é Vinculativa. Heheh

E Como o "Mourinho" Nos Meus Clubes Eu é Que Decido Os "11 Titulares",e o Abramovic Sabe Disso Hehehe

Como Diz o "Paulo Bento" (Só Me Deito Na Cama Que Eu Faço,Nunca Na Cama Feita Por Outros Heheh)

Outrossim,O Tema é Dedicado A Dupla Que Nos Bonda, L & Mayanda!!

A Lista Do FCP, Foi Apenas,Uma Coreografia de 30 Segundos Das Meninas Da Claque, No Intervalo Deste Jogo Radiante!
"Boa Onda" vs "Wakuti Music"

Gruaaaa!!!!!!

Anónimo disse...

SOBA L e dificil ser realista quando se trata de gostos individuais por isso a tua escolha ou a tua eleiçao foi boa mas nao se diz que sao ...POIS CADA geraçao tem o sEu criterios e as suas escolha os tempos mudam , os ventos mudam de dirreçao mas uma coisa resta a verdade nao muda nen com os tempos por isso L E MAYANDA E UMA BOA DUPLA MAS NAO NOS BONDA ....POR-QUE SE ASSIM FOSSE A NOSSA SOCIDADE JUVENIL TERIA UMA OUTRA FACE DAS COISAS .....SOBA L RESPEITO E PAZ PARA SI ..ONE

Soba L disse...

Ta Good! No Stress!!!

Holla!!!!

Soba L disse...

Essas Divergências São Sempre Produtivas,Porque Em Democracia é Perigoso, Chegar-se a Consensos Sem Debater-se!!!

A Diversidade De Opiniões,Traz Novas Soluções!!!

One!!!!

LEOPINHEIRO disse...

E por falar em diversidades de opiniões, aqui está a minha convocatoria para o FCP:

PHAY GRAND o poeta
Kid Mc
Mc K
Kool Klever
Yannick (Afromen)
Mayanda
Sandocan
Vui Vui
Reptile
Das Primeiro
Grand L

Anónimo disse...

Do jeito simples e direito...
Agradeço muito ao dono desse Blog pela criatividade, diversidade e flexibilidade jornalistica em suas noticias, porque o que é bom deve ser elogiado e incentivado para continuar sendo bom ou até mesmo melhor...
Para Soba L. Eu respeito bastante os seus posicionamentos críticos que são muito bem colocados em seus textos, não me refiro somente a este mas em tantos outros escritos por você. Espero que continue nos dando bons textos para uma leitura simples, boa e de muito aprendizado.

Abraço forte para todos

Uma vez alguem disse: Quanto maior o conhecimento, maior será a responsabilidade que cada um deverá ter perante aqueles que precisam deste conhecimento.
Vamos aprender uns com os outros, porque em termos de conhecimento não existe melhores!!mas sim!! diferentes conhecimentos para diferentes pessoas que juntos formam uma grande sociedade..

"Pela Angola"

Edgar Bengui

Soba L disse...

Thanx Pelos Propz Edgar Bengui!!!!!

One Love!!!!!!!!

"SE O PAÍS NÃO AVANÇA,NÓS AVANÇAMOS MENTALMENTE"

 

Blog Archive