Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

RETROSPECTIVA 2009

| | terça-feira, 5 de janeiro de 2010
|



2009 foi um ano em grande para o hip hop lusófono no geral e angolano no particular. Muita água correu sobre este rio, foi de facto um ano agitado. Farei uma retrospectiva com os olhos de alguém que vê a partir de Luanda. Ora, olhemos para os factos:

Em meados de Fevereiro, em forma de comemoração dos seus 10 anos no hip hop, Valete lançou uma música intitulada “10 anos”. Esta não foi só mais uma música, não fosse o facto de Víris ter cuspido 100 barras nela, sem coro e sem paragens. Um feito notável, mais ainda, vindo de um emcee de sua magnitude. As 100 barras não se ficaram por aí e em Angola foram dropadas pela primeira vez por Cfkappa, nas suas 100 Hiphopteses.

Um dos pontos marcantes de 2009 foi sem dúvidas o beef entre Dji Tafinha e Kid Mc, que começou com os “Relatórios” de Dji Tafinha e teve como resposta o “Velório” por parte de Kid Mc.

Destaque ainda para os lançamentos das Mixtape Breves Considerações de Kid Mc, do single do álbum “Nós do Conjunto” do Conjunto Ngonguenha e do álbum “Diários de Marcos Robert” de Bob da Rage Sense, que esteve a venda em Angola via Madtapes.

Por duas vezes, a Masta K levou-nos à Catedral do Rap Underground, Elinga Teatro, para a Feira do Rap Alternativo. Uma oportunidade para o pessoal adquirir os álbuns de maior procura no cenário do rap alternativo, não só angolanos mas portugueses, moçambicanos e brasileiros também.

Outros pontos marcantes de 2009 foram os shows de Kool Klever e Kid Mc, que nos brindaram com as presenças de Valete, Azagaia e Sam The Kid. O show de Kool Klever foi o mais aguardado, para além do enorme respeito que esse emcee da velha escola já conquistou no nosso e país e não só, Valete faria a sua primeira grande actuação em público e não decepcionou os seus fãs. O publicou vibrou com os convidados (X da Questão, MC K, Conjunto Ngonguenha, Valete e Cfkappa) do princípio ao fim do espectáculo. O Show de Kid Mc também foi muito esperado, também não era para menos, dois gigantes do hip hop lusófono estariam presentes no Cine Karl Marx, nomeadamente Azagaia, o menino que tem os testículos no lugar e que milhares de políticos deviam alugar, trouxe a revolução para Angola e levou o público a cantar as suas músicas durante toda a sua actuação (inclusive a minha voz ficou rouca) e a gritar palavras de revolta enquanto cantava “Combatentes da Fortuna” e “A Marcha”.

Em Portugal, destaque para a Mixtape Kara Davis Vol. 2: Lisa Chu de Regula, que foi lançada logo no dia 05 de Janeiro de 2009. De realçar também alguns álbuns que foram lançados durante o ano, como é o caso de respeitados emcees da old school, como Boss AC, Black Company e Xeg. Foi difícil apagar o incêndio causado por Sir Scratch e Bob da Rage Sense com o lançamento da Mixtape Incendiários, o meu ipod não para de tocar o som da Eva...

Houve ainda alguns emcees que me surpreenderam com os seus trabalhos, como é o caso de Strata G, Supremo G e Infinito Nocas.

Em Moçambique, a Cotonete Records continua com a expansão dos seus artistas. Depois de Azagaia invadir e se firmar no mercado com o álbum Babalaze (na minha opinião um dos melhores álbuns da lusofonia), chegou a hora de Iveth nos “convidar” a conhecer um pouco mais o seu álbum com o lançamento do single “Amiga”. A menina da inconfundível voz rouca teve uma aceitação muito boa e espera-se que o álbum “O Convite” seja uma obra-prima. Mas a Cotonete em 2009 não se resumiu apenas em Azagaia e Iveth, houve ainda espaço para Izlo H acertar a pontaria e Rage se tornar um em um milhão.

Magnezia continuou a conquistar as ruas de Maputo, “We Run Maputo” foi lançado às ruas. A música “Celebrando” foi o primeiro single do referido projecto, mas foi “Rockstar” a que mais chamou a atenção do pessoal, música esta que teve a participação do rapper angolano Cfkappa.

2009 também correu muito bem para os rapazes da Giant Productions. Primeiro pelo lançamento da Gpro Mixtape, um projecto que contou com a participação dos maiores emcees de Moçambique a cantarem sobre instrumentais de outros cantores moçambicanos. Segundo, pelo lançamento do single “Kara Boss” de Duas Caras, o vídeo desta música foi apresentado recentemente e teve a produção do já conhecido Marcell Rutshman.

Houve ainda tempo para o beef entre os LCD e Micro 2. O beef acabou de forma “amigável”, os LCD vieram a público pedir desculpas depois de ouvirem a resposta de Flash e Legacy.

Já no mercado brasileiro, graças ao Jefferson e Faraó, foi um ano de “descobertas”. Passei a conhecer muitos emcees bons, como é o caso de Nel Sentimentum, Projota, Emicida, Cabes, Kamau e Rapadura. Recomendo os trabalhos destes manos, para quem ainda não os ouviu.

Emicida lançou a sua mixtape intitulada “Para Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida Até Que Eu Cheguei Longe” e foi muito bem recebida tronando-se num dos maiores fenómenos do rap brasileiro nos últimos tempos, ele que ficou famoso pela sua habilidade no Freestyle.

Mv Bill e Gabriel O Pensador parecem estar de volta, os dois lançaram duas músicas novas e devem fazer parte dos seus respectivos álbuns.

E para 2010 o que é que se espera?

Dos trabalhos em andamento que tenho conhecimento, espera-se pelos álbuns de Valete, Gabriel O Pensador, MV Bill, Nel Sentimentum, Duas Caras, Iveth, Lusohiphop, Dji Tafinha, Sandocan, Kid Mc, Mixtape O Último Samurai II, Cfkappa, Mantém-te Em Movimento, Zona 5, Sixckim, Mad Contrário, Micro 2, Azagaia, Conjunto Ngonguenha… E não me lembro mais!!!

0 comentários:

 

Blog Archive