Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

MUNDO SECRETO

| | quinta-feira, 6 de maio de 2010
|



Os Mundo Secreto formaram-se em Leça da Palmeira no ano de 1999, sendo então o grupo constituído por apenas quatro MC’s e um DJ. Seis anos mais tarde, juntaram-se a eles a bateria, o baixo e duas guitarras, ficando assim definida a formação da banda que, seis anos mais tarde, viria a gravar o álbum de estreia.

Em Portugal, os Mundo Secreto são um dos poucos grupos de hip hop que têm instrumentistas e onde é mais evidente a mistura de influências musicais, somando ao hip hop referências de funk, reggae e rock. A pertinência social de algumas das suas letras, abordando aspectos complicados do quotidiano juvenil, contrasta fortemente com o estilo ligeiro e descomprometido de outras canções da banda, nas quais se enaltece o valor da amizade e o divertimento entre amigos.

Em Fevereiro de 2007 foi editado o álbum de estreia, mas já nessa altura as canções “Põe a Mão no Ar” e “Chegámos à Party” eram grandes sucessos, que tinham levado os Mundo Secreto a actuar com as Pussycat Dolls, no Pavilhão Atlântico, e com a Rihanna, no Coliseu de Lisboa.

O álbum “Mundo Secreto”, do qual ainda vieram ser extraídos os singles “Essência” e “Põe Aquele Som”, confirmou as elevadas expectativas do público e da crítica, conduzindo a banda a uma das digressões nacionais mais extensas de 2007/8 e a um patamar de notoriedade pouco usual.

No Verão de 2007, os Mundo Secreto foram convidados a fazer o genérico da novela “Morangos com Açucar”. Era evidente o contraste entre esta banda e alguns grupos formatados: se estes últimos têm sucesso porque são actores em novelas, onde o desenrolar da história constitui o próprio processo de fabricação do “fenómeno musical”, no caso dos Mundo Secreto foi o sucesso da vida real que originou o convite para representarem o papel deles próprios, assim demonstrando a magnitude do sucesso que tinham alcançado.

Em 2008 a formação da banda ficou definitivamente estabelecida, com a saída de dois elementos. Foi com este alinhamento que os Mundo Secreto gravaram o segundo álbum, intitulado “Soa o Alarme”, editado no dia 16 de Novembro de 2009.

“Soa o Alarme” é um álbum que revela maior maturidade da banda, não apenas no apuramento da linguagem musical, mas também no desenvolvimento das temáticas, denunciando a maior preocupação da banda com os problemas que agitam a sociedade, no contexto da actual crise económica. Nas letras, apesar de patentes as suas considerações sobre o enquadramento dos jovens na vivência quotidiana, a banda defende também que é preciso perspectivar, que as pessoas têm que saber resistir e não podem deixar de fazer a festa.

Os Mundo Secreto são uma banda que vai apenas no segundo álbum, mas que já conta com 10 anos de percurso, desde o início da cena hip hop em Portugal. Estão cá para a próxima década, procurando continuar a contribuir para a história do hip hop português.


Link para download: Mediafire

Texto: Myspace


0 comentários:

 

Blog Archive