Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

Lusohiphop entrevista DH

| | quarta-feira, 9 de novembro de 2011
|



IMG_7528

 

Umas semanas antes do lançamento oficial da Mixtape No Dia D, Na Hora H, a nossa equipa esteve no estúdio X10 do produtor Desejo Humano também conhecido como DH. Aqui vai o resultado da conversa entre DH e a já habitual Miss Djei,

01. LHH-Desejo Humano aka DH porquê esse nome ou alcunha?

DH-Desejo é o nome que os meus pais me deram porque era desejo deles terem um rapaz, e adoptei o humano porque todo o ser humano que sempre sentir-se bem, quer o melhor para os seus proximos e não so. No ramo da música por querer sempre algo que as pessoas considerem bom, cmo um instrumental, mistura.

 

02. LHH-Falando de rap e produção, quais são os requisitos pra ser um bom produtor?

DH-Acima de tudo a pessoa deve estar bem inteirada sobre aquilo que faz, e requer também dedicação, tal como numa escola, acompanhar a evolução e ter tempo para acompanhar, ainda que seja uma pessoa com boas bases, tem que se actualizar e dedicar-se acima de tudo.

 

03. LHH-O que te inspira para produzir?

DH-Como digo sempre, o rap não é nosso e como tal eu oiço muita música estrangeira, rap americano acima de tudo e acho que daí vêm as minhas ideias para eu sentir-me actualizado. E por outro lado inspiram-me os artistas, saber que vou produzir para o fulano ou cicrano ajuda muito.

 

04. LHH-Ja tiveste a oportunidade de trabalhar com vários artistas mas, de uma maneira resumida, qual das experiencias mais te marcou?

DH-Na verdade é complicado. Mas um dos grupos com quem mais gostei de trabalhar particularmente foi os Zona 5. Porque nunca vi artistas com o plano de um álbum tão bem elaborado, eles sabiam exactamente o que queriam, não improvisaram muito. Foi uma coisa bem encaixada e talvez seja por isso que o álbum deles é um sucesso. E fiquei admirado, seria bom que muitos artistas tivessem esse tipo de plano, tudo bem ensaiado antes ir para o estúdio.

 

05. LHH-Nesta onda de trabalhos, sei que estamos mesmo quase na data de lançamento da mixtape ‘No dia D, Na hora H’. Como é que surgiu a ideia?

DH-Esse plano já é antigo, aproximadamente 2007/2008, inclusive ja tinhamos começado a gravar so que tive um problema com o sistema operativo (windows) e acabei por perder tudo, e daí também o feeling, aquela vontade de trabalhar nisso. Mas sempre quis ter projectos particulares, embora não tenha muito tempo por estar sempre a gravar com outros artistas e eu gostaria de ter mais tempo para me dedicar.

E em principio era uam colectanea e não uma mixtape. Felizmente já está gravada, não pude trabalhar com todas as pessoas que eu gostaria por razões alheias á minha vontade mas acho que está tudo no bom caminho.

 

06. LHH-Nesse contexto, sendo tu um produtor reconhecido nacionalmente pelo bom trabalho, porquê que na mix optaste por beats estrangeiros e não os originais teus ?

DH-Porque em primeiro lugar não quis retirar o significado de mixtape, que é um conjunto de rappers a cantar por cima de beats alheios/americanos. Mas tenho também a ideias de fazer o No dia D na Hora H, mas em coletanea mesmo, uma coisa inédita, beats inéditos mas por enquanto é um projecto para o futuro.

 

07. LHH-Ainda sobre a mixtape, qual a participação mais custou a arranjar, tendo em conta que não pudeste ter todos os artistas que desejavas?

DH-Em principio ninguem, porque felizmente tenho boa relação com muitos dos rappers então não tive muita dificuldade, nem tive que pedir favores. Houve sim um pouco em relação a artistas estrangeiros, como moçambicanos por exemplo, mas pra não perder tempo descartei logo.

 

08. LHH-Qual a diferença entre os prjectos Boom Bap, No dia D na Hora H Volume 300?

DH-No Dia D na Hora H é uma mixtape. Boom Bap é um projecto mais conservador, mais rap original, mais “undergound”, no qual trabalho com o Level Khrónico que é um produtor da Madtapes, e onde procuramos trabalhar com rappares cujas músicas sejam mais de mensagem. O volume 300 é apenas um álbum que surgiu de umas ideias malucas entre mim e o Malefuck, e é um album mais pra internet. No qual queremos atingir 300 músicas a serem gravadas e lançadas na internet aos poucos, não é para fins comerciais.

 

09. LHH-Falando agora dos teus projectos mais particulares, quem são actualmente os membros da X10?

DH-A X-10 é uma familia, quando começamos eramos muitos e actualmente alguns ja nem fazem rap. Muitos seguiram outros caminhos e especializaram-se em outras coisas como produção de videos, mas de certa maneira continuam ligados á X-10.

Entre eles temos o Mauro Bijú, Malef,o Madson, o Sores, Denexel, Mad, Naice Zulo e Bc.

 

10. LHH-Falando agora de produção, qual é o software que usas?

DH-FrutyLoops, Reason, Logic, Cubase, Phantom. Mas é complicado afirmar que só uso um ou outro porque no fundo é uma mistura.

 

11. LHH-A mixtape já está na boca do povo, o pessoal ja ouviu algumas musicas. Qual é a expectativa, o que traz ela de especial?

DH-Eu acho que a impressão que se tem é que essa mixtape seja so ‘beef’, algo que no fundo eu nem previa, mas a verdade é que as pessoas estavam com vontade de falar algumas coisas e tal e isso é o que ela traz, que eu nem programei. Estão a ser mecionados muitos muitos pormenores, que antes não tinham sido como por exeplo em relação ao Vui-Vui, Piracknideo, Nice Zulo e Bc.

Mas dei um tratamento especial em relação ás outras poque investi em apresentar na praça da independencia, spot na tv, panfletos na ruas tal e qual o tratamento de um álbum.

 

12. LHH-Por falar nessas pormenores e em coisas que os rappares vão abordar, já pensaste como será a repercussão de tudo isso? Poderá abrir um espaço para que se crie uma mixtape de resposta. Isso não afectaria a tua boa relação com os rappares?

DH-Para ser sincero isso até ja começou, alguns ja deixaram de me cumprimentar, alguns inclusive já me apagaram do facebook. Mas há pessoas de quem não esperava essa reacção porque na verdade eu não escolhi quem ia cantar o quê, nem dei a esferográfica a ninguém. Preparei as condições e dei liberdade a eles para se expressarem e acho que se houvesse algum tipo de opressão ninguem aceitaria gravar.

E não quero que entendam que de alguma forma estou a estimular/promover os beefs.

 

13. LHH-Pra finalizar aquelas palavrinhas para os seguidores do LusoHipHop.

DH-Em 1º lugar agradecer ao lusohiphop.net pelo trabalho que têm feito. Há alguns meses eu sentia um certo monopolio que felizmente vem sendo quebrado, e o LHH é como se fosse um caminho que todos passamos ou uma chave para a nossa divulgação, para expandir as nossas cenas.


0 comentários:

 

Blog Archive