Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

OS NOSSOS RAPPERS PROFESSORES

| | domingo, 15 de fevereiro de 2009
|



Brothers and sisters, o meu mano Soba L, do blog http://www.sobalismo.blogspot.com/, a tempos atrás postou uma cena que eu achei muito interessante, pedi a sua autorização e ele permitiu que eu espalhasse a cena por aqui.

Este texto foi escrito por ele, Lenny ou Soba L, como é conhecido, logo tudo o que está escrito é da sua inteira responsabilidade (ele assume o barulho... hehehehe). Boa leitura


A arte é uma manifestação externa de ordem estética, que no seu sentido estrito reflecte sempre a técnica, habilidade e acima de tudo a beleza. Normalmente, coloca-se a questão, de saber quando é que uma obra discográfica atinge o estatuto de uma obra de arte. Entre várias convergências e divergências, eu considero que a beleza e a complexidade, são os pressupostos essências pra que uma obra discográfica seja considerada uma obra de arte.

Um dos elementos importante, é o facto de uma obra de arte, refletir sempre a personalidade, genialidade, sentimentos, visões e opiniões do autor que as produziu. Entretanto, quando nos deparamos com uma obra discográfica, estamos perante uma espécie de radiografia do autor que a produziu, independentemente do género musical.

Os Rappers são do meu ponto de vista, uma espécie de verdadeiros professores “informais” pois o Hip Hop é uma manifestação cultural, que nasceu num contexto bastante complicado, tendo a difícil missão de emancipar, orientar, opinar, projectar e criticar o “status quo” daqueles que sempre viveram e vivem a margem das sociedades. E quando esses mesmos indivíduos já se encontram integrados na sociedade, a função continua a mesma, pois a luta é permanente, porque os problemas são eternos.

Os Rappers são verdadeiros professores, porque não é qualquer género musical que consiga ter um impacto tão forte na impulsão das mutações sócias. É preciso muita habilidade e perícia para fazer do microfone uma luz para o mundo obscuro em que se encontram milhares de marginalizados. Isolados intelectualmente e materialmente.

Em algumas sociedades, o Hip Hop, tem conseguido cumprir a sua missão e consequentemente tem provocado algumas reformas e mudanças substâncias dos problemas abordados nestas manifestações culturais. Mudanças espirituais, mudanças de mentalidade e nalguns casos mudanças materiais.

Entretanto, tenho notado, que na nossa sociedade angolana, os Rappers têm sido bastante desvalorizados e relegados para o segundo plano. Os rappers em Angola têm sido muito pouco explorados. E as suas missões de “Universal mind control” tem sido bastante condicionadas.

Sinto que os álbuns são muito mal explorados, desperdício esse, fortemente incentivado pela ausência de uma maior cultura e educação musical, por parte dos consumidores de música em Angola. Raramente se faz a distinção entre o principal e o acessório.

Rappers professores Lusófonos como:

Keita mayanda, Kool Klever, Leonardo wawuti, Flagelo Urbano, Bob da rage sense, Mc K, Valete, Mv Bill, Azagaia, Dealema, Gpro, Racionais e muito mais. Fazem um trabalho árduo para emancipar as mentes, daqueles que lhes ouvem, não no sentido de dar lições acabadas de vidas. Mas antes como tópicos de debates para ulteriores aprofundamentos.

Eu sinto, e falo com conhecimento de causa, que a mensagem desses Rappers Professores, têm sido vítima, de uma rede de prostituição e banalização musical, que faz com que não se capte o essencial ou seja a mensagem real não tem sido captada.

Os álbuns desses rappers professores, são como os livros, cuja função e missão resume-se essencialmente em 2 palavras: INFORMAR & TRANSFORMAR.


Quando alguém ouve um álbum desses rappers professores e não consegue informar-se, nem transformar-se, é porque houve erro nos processos de captação e interpretação.

É Simples, quando gostamos de uma obra literária, de um qualquer escritor, a primeira coisa é captar a mensagem dessa obra e consequentemente a ideologia do respectivo autor.Portanto, quando alguém gosta de Cheik anta diop, é sinónimo de que aprendeu lições sobre a negritude.

Quando alguém gosta de Noam Chomsky, é sinónimo de que aprendeu lições anti-capitalistas.

Quando alguém gosta de Botelho de Vasconcelos, é sinónimo de que aprendeu lições sobre reformas literárias e etc, assim respectivamente.

É isso que deve acontecer com as obras discográficas desses rappers professores, que por sua vez são obras ricas em conteúdo, com temáticas diversas, mas que são vítimas, da mais feroz máquina de prostituição musical.

Como é possível alguém dizer-me que gosta das músicas do Keita mayanda e não saber o que significa arte ou música … ?

Como é possível, alguém dizer-me que gosta das músicas do Bob da rage sense e não saber o que significa socialismo ou marxismo …?

Como é possível, alguém dizer-me que gosta das músicas do Valete e ao mesmo tempo dizer-me, que não sabe o que é o Liberalismo ou capitalismo …?

Como é possível, alguém dizer-me que gosta das músicas do Mv Bill ou Flagelo Urbano e não saber o que significa Segregação social …?

Tal acontece, porque as mensagens desses rappers professores, não são captadas na sua essência. Há uma incapacidade evidente em decifrar e absolver o conteúdo.

É bem verdade, que não são apenas essas as únicas linhas caracterizadoras desses rappers professores, mas são as linhas básicas e essenciais que identificam as suas obras discográficas.

Eu diariamente confronto-me, com situações do género, dia a pós dia, sempre a mesma coisa. Eu até defendo que os álbuns deveriam vir com “legendas” acho que seria mais viável, porque a situação é muito preocupante.

O Rap em Angola, está a ser muito mal consumido. Vê-se claramente que as mensagens não estão a ser compreendidas e absolvidas.

Por isso eu defendo que os nossos Rappers Professores, sempre que puderem, devem equilibrar os espectáculos e shows, com palestras, textos e artigos.


Porque Fazendo um diagnóstico a olho nu, aos consumidores de Rap em Angola, vê-se claramente que os Rappers deviam apostar mais em palestras ou noutras formas de consolidação das suas mensagens, do que em shows constantes, isto é, para aqueles rappers professores, cujo fim último é passar a mensagem e emancipar mentes.


Palestras em formas de espectáculo musical, onde cada tema musical, seria desbravado em forma de tese com a devida interacção dos ouvintes.

Há tempos tive acesso, a uma petição “informal” que reunia assinaturas para que o mano Azagaia, viesse para Angola, realizar espectáculos. Azagaia é para mim um dos liricistas mais coerente nos PALOPs, com um conteúdo musical muito político e profundo.

Logo isso revela, que ele o Azagaia, deve ser um excelente analista político, e com muita mensagem, pensamentos e ensinamentos para transmitir. Logo se eu tivesse condições pra tal, em vez de um show, eu patrocinaria uma palestra, do Azagaia em Angola.

Onde ele teria a oportunidade de dissertar em forma de tese, temas como “as mentiras” as “verdades” e a sua célebre teoria do proteccionismo da nossa economia. Três horas de palestras, seriam muito mais produtivas que três horas de espectáculo com buffet, bar aberto e etc.

Por isso rappers como “Krs One”, têm tido mais palestras do que espectáculos, pois ele percebeu que o conteúdo da sua música, deve ser passado e consolidado não só com espectáculos, que também são importantes, mais com palestras sistemáticas. Falando não só do Hip Hop, como também dos seus temas musicais.

Mais isso tudo, tem haver, com a forma como cada um olha para música. Nem todos nós vemos a música da mesma forma, assim como procuramos coisas diferentes na música. Eu quando oiço um álbum, tendo sempre informar-me e transformar-se, pois a aprendizagem é um processo interminável. E devemos sempre ter a humildade de aprender

Tenho vários amigos que adoram o “Kid Mc”, em varias partes da Cidade, e proclamam sempre aos 7 ventos, Kid Mc é o melhor rapper do momento e muito mais. “O underground está de volta”, um entusiasmo muito grande. Mas depois eu pergunto…! (E o que foi que aprendeste ou captaste no álbum para chegares a esse conclusão? qual é a tese que te comoveu? o que significa, o regresso do underground?) e a resposta é sempre a mesma…! «Silêncio» absoluto. O Kid Mc é bom Mc, sem sombras de dúvida, mas infelizmente alguns dos seus fãs também não conseguem captar a mensagem.

Tipo alguém, meter-se aos gritos, e dizer: Dan Brown é o melhor escritor do momento! É o meu escritor favorito! Adoro os seus temas! Mais ao mesmo tempo não saber nada do cristianismo e do Direito canónico. São coisas muito grave, porque essa é a essência da dissertação do Dan Brown.

Em Luanda, tudo é alvo da prostituição, absolutamente tudo, nada escapa a essa rede feroz. Tudo vira moda, e esquecemos o essencial. Que é aprofundar as coisas…!

Agora é uma missão quase impossível, encontrar pessoas com quem trocar impressões sobre música, futebol, literatura de uma maneira profunda, sistemática, consciente e lógica. Essa prostituição material deixou várias pessoas altamente superficiais. Um comodismo terrível, uma inércia gritante. Mais já alguém dizia: É a vida… Por isso não vamos perder tempo.

Mais no entanto o tempo para cultivarmo-nos é agora. “one day never comes” “the time is now” vamos ler manos, vamos aprofundar as cenas que gostamos ate á exaustão. Vamos explorar mais as mensagens dos rappers. Eles têm muito para nos ensinar.

Porque quando mais lemos, mais hábeis nos tornarmos, e logo ganhamos uma capacidade terrível de interpretar e compreender as mensagens musicais. O Conhecimento é um ofício de aprendizagem constante. “a saga nunca para” mas o tempo sim, esse para…!

Para depois evitar coisas do género, “dizer que amas o futebol e não saberes a diferença entre Fifa e Uefa”, ou “a diferença entre transição e compressão”. Coisas básicas do futebol. Ou Dizer que “amas o Rap mais não saberes a diferença entre exclusão social e desigualdade social”. São coisas básicas do Rap.

Os Rappers Professores falam sobre isso, constantemente, mas as pessoas andam distraídas, com outras cenas nos álbuns. E nunca captam essas mensagens.
Resumir um álbum de 20 faixas com palavras do género: epah, ya curti a cena, gostei da faixa 6,e a 11 onde ele fechou o fulano. É tudo… hehehehehe

Eu não sou moralista, muito menos perfeito, também tenho várias imperfeições, mas felizmente já sei distinguir o alho do bugalho. Manos tentam respeitar esses rappers e aprendam mais com eles, porque mais tarde ou mais cedo será tarde de mais.


Faço Apelos:

1º Aos Rappers Professores para continuarem firmes e quando possível, optarem por outras formas complementares de consolidarem as suas mensagens. Blogues, textos, artigos, palestras e etc.

2º Aos Blogues de Hip Hop em Angola, para trabalharem mais na educação musical dos consumidores de música rap, ao postarem as músicas para “download”, tentem sempre explicar os processos dessa música, o conteúdo, a qualidade, do ponto de vista do postador. Fazerem mais artigos sobre os temas relacionados com a própria música Rap. Um exemplo é o blogue do Valete, onde ele tenta sempre educar e transmitir alguns conhecimentos aos seus fãs, com temas sociais ligados ao Hip Hop.

Deixem de ser alunos inábeis e tentem aprender mais com esses rappers professores…!

Porque afinal de contas, o Hip Hop é uma das culturas mais ricas que já apareceram. Reúne diferentes manifestações artísticas que traduzem a indignação, o sofrimento e o desejo de um futuro melhor. É um importante agente de transformação resgatando a história não oficial dos movimentos e lutas. É um aliado na educação da juventude que encontra nesta cultura aquilo que deveria aprender na escola.
Muitos dirão, isso tudo não passa de Utopias… Mas o que seria do mundo se não fossem as utopias…
Lenny aka Soba L
Jurista
Geração D´ouro Do Xangongo

5 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia Senhores e Senhoras,
Já mas li em toda minha vida um artigo sobre o Hip-Hop (Under), feito com cabeça tronco e membro, ate os ditos Under, nos seus comentários deixam a desejar.
Este artigo Deverá ser hino para muitos Rapper ou não.
Gostei muitos o Lenny ou Soba é um homem com muita sapiência esperamos que continua assim.
Tenho Dito:Fiel Guerra

Anónimo disse...

Aqui esta mais uma prova da maturidade, sapiencia, intelectualidade e, enfim...
Grande artigo, como disse o Fiel Guerra, sera o Hino para o Rappers e para nos os seus fieis consumidores.
Mto Obrigado Soba L!
Becks

Celio Jamaica disse...

Salve , Salve !

Sou do movimento hip hop e gostei muito deste seu texto. Tenho um artigo que vem ao encontro do seu.. veja http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/educacaoehumanidades/article/viewFile/55/48

se quiser usar fique a vontade ...

jamaica

Anónimo disse...

MC colocam a mao na consciencia
o hiphop xta duente
necesita d emergencias
foi infetado por um virus chamadoINRRACIONAIS MC'S...

Anónimo disse...

MC coloca a mao na consciencia
o hiphop xta doente
nesecita de emergencias
foi infetado por um virus chamado: INRRACIONAIS MC's...


holla leceny vill

 

Blog Archive