Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

PROJECTO CULTURAL "MOVIMENTO URBANO"

| | quarta-feira, 25 de novembro de 2009
|



Evento que se realizará todos os domingos no espaço ELINGA TEATRO, tendo o seu inicio a 29 de Novembro de 2009.

O projecto cultural “Movimento Urbano” tem como objectivos a divulgação imparcial e mais abrangente deste movimento sociocultural, que atrai milhares de jovens pelo mundo inteiro, sua foça e importância entre os seus praticantes, encaminhado-os desta forma para os caminhos da música, dança, arte e auto-conhecimento.

Em seguida faremos uma breve descrição de cada um dos elementos principais da denominada cultura “Hip Hop”.

Graffiti (ou aerosoul-art) – Considerada como a “pintura rupestre” dos nossos tempos, o “Graffiti” é uma expressão individual de estilo, criatividade e energia através da pintura com latas de spray. A galeria do artista de “Graffiti” é a cidade e a sua tela são os muros, comboios, paredes, etc... Hoje em dia os artistas de “Graffiti” são reconhecidos no mundo das artes plásticas e expõem em galerias famosas internacionalmente.

B-Boys – “B-Boy ou B-Girl” é o nome dado aos praticantes do “breakdance”, uma dança vibrante e acrobática, considerada a mãe de todas as “streetdances (danças de rua)”. O “breakdance” mistura elementos de capoeira, ginastica rítmica, danças africanas e até a clássica. É a expressão corporal da cultura “Hip Hop” e um dos elementos mais apreciados.

DJ (Disc Jockey) – Arte de misturar, cortar e re-misturar, de criar musica a partir de samples, reciclá-las e criar novos estilos, o “Dj” é considerado um dos elementos principais do “Hip Hop”, o “Dj” passa a ser o executante da musica, pois transforma o seu meio de trabalho num instrumento musical.

MC (Microphone Controler) – É também conhecido como “Rapper”, é o lado poético e oral da cultura, juntamente com os Dj´s criam o chamado “RAP”.

Knowledge (Conhecimento)O slogan chave do “Hip Hop” é “Paz, Amor, Diversão e Conhecimento” que representa o espirito essencial de toda a cultura. Este ultimo elemento tem a ver com a necessidade de auto-conhecimento, de respeito e protecção á “cultura Hip Hop”, aos meios intelectuais para a sua correcta representação e apreciação por parte do resto da sociedade; representa assim a filosofia dentro deste movimento cutural. Porta-vozes e activistas do movimento têm realizado pelo mundo fora work-shops, oficinas e palestras sobre a força e a história do “Hip Hop”; estes eventos têm capacidade de transformar, educar e direccionar positivamente um numero cada vez maior de jovens, principalmente os das zonas periféricas das grandes cidades, que sem o “Hip Hop” certamente seriam vitimas de delinquência, drogas, e prostituição. Com o devido apoio este elemento pode ser amplamente usado entre nós, proporcionando resultados positivos aplaudidos pelo mundo inteiro.

Neste evento contaremos com a participação de alguns dos integrantes do já conhecido “Ecletismo Poético” (evento semanal relizado no espaço Bahia), assim como actuações ao vivo de convidados especiais, demonstrações de Graffiti, actuações de dança (B-Boys), DJ´s live, e MC´s.

Pretendemos com este evento desmistificar à sociedade, todas as ideias erradas e preconceituosas relacionadas ao “Hip Hop” e seus praticantes, Contamos também atrair o maior numero de adeptos, apoiantes e possíveis parceiros.


0 comentários:

 

Blog Archive