CHAMADA:
Encontro une elementos do Hip-Hop e movimenta Flipoços
Pela segunda vez em Poços de Caldas, o rapper e ator MV Bill palestra durante o Flipoços e fala sobre racismo e escola.
Além dele, escritores como Alessandro Buzo, Jéssica Balbino e Sacolinha vem ao evento, bem como o MC e poeta Renan Inquérito, o graffiteiro Mundano, o Dj Mancha, o grupo de rap de Poços de Caldas, UClanos e o poeta Felipe Rima, de Fortaleza.
O encontro começa às 14h30 e termina às 21h.
PERIFERIA
Hip-Hop ganha destaque em festival literário nacional
Nomes como Alessandro Buzo, Sacolinha, MV Bill, Renan Inquérito e Jéssica Balbino fazem parte da programação dedicada à cultura periférica
Poços de Caldas,MG – “Desestimulado” com a profissão de escritor e com os níveis de leitura no Brasil, Nelson de Oliveira, que há mais de cinco anos assina as próprias obras como Luiz Bras participou, pela segunda vez, do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) e em entrevista, conta que só consegue vislumbrar um futuro crescente no fenômeno da literatura periférica.
“Esse fenômeno que está acontecendo agora, que aconteceu com a música popular, com o rap e está acontecendo com a literatura e as manifestações da periferia, da favela, me animam muito. Vejo que há muita energia movendo essas pessoas, como os saraus que empolgam multidões e tem uma função social, porque são autores da periferia falando sobre e para a periferia, diferente do que acontecia tempos atrás em que eram autores dos bairros nobres falando da periferia. Agora ela tem voz e é um aspecto empolgante. Está havendo uma mudança social muito importante e isso me deixa feliz”, descata.
Ponto para a organização do evento, que neste ano dedica parte da programação exclusivamente a cultura hip-hop.
Programação
Hoje, quinta-feira, a partir das 14h30, escritores, MCs, graffiteiros, dançarinos e Djs trazem a vivência das ruas para dentro do festival literário. Toda a tarde será dedicada a estas manifestações.
O início do debate será marcado por Alessandro Buzo, escritor e agitador cultural, autor de sete livros e organizador de quatro coletâneas com escritores de todos Estados brasileiros. O MC, compositor, poeta e geógrafo Renan Inquérito, também participa do festival e conta que através da poesia se descobriu músico.
A programação traz também intervenção do Dj Mancha, poços-caldense que em 2010 passou a frequentar saraus e descobriu o gosto pela leitura.
No graffiti, um dos elementos da cultura hip-hop, o convidado é Mundano, famoso pelo trabalho com os carroceiros do centro de São Paulo e por graffitis de contexto social.
O escritor Sacolinha também vem ao evento e participa do debate, apresentando suas duas novas obras: Estação Terminal e Peripécias de Minha Infância. Bastante ligado ao hip-hop, o escritor foi um dos pioneiros da Literatura Marginal no Brasil.
Para finalizar, o evento traz um pocket show do grupo poços-caldense UClanos, mesclando a arte com a literatura.
Durante as apresentações acontecerá um sarau de poesias, trazendo a Poços o fenômeno periférico das poesias declamadas por quem as produz.
O encerramento da noite fica por conta da palestra master com o rapper, escritor e ator MV Bill. Pela segunda vez na cidade, ele traz um debate sobre tráfico, racismo e escolas.
Para mediar os debates e também participar como escritora da Literatura Marginal e pesquisadora do hip-hop, a jornalista Jéssica Balbino é a convidada.
Serviço- O Encontro do Hip-Hop acontece hoje no Flipoços a partir das 14h30 no Espaço Cultural da Urca – Teatro Benigno Gaiga. Mais informações podem ser obtidas através do sitewww.feiradolivropocosdecaldas.com.br ou pelo telefone (35) 8807-5741.
0 comentários:
Enviar um comentário