Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

Rappers Que Odeiam Livros e Músicas (Contra-Senso, Talvez) [Por: Soba L]

| | quarta-feira, 2 de maio de 2012
|



odeio emprestar livros

Salvaterra, é um daqueles rappers gramaticalmente laminado, com um vocabulário e acervo literário fantástico, uma elevação no discurso com o DNA do Mundo, Nokas, Rage Sense, Mayanda, Jimmy P e Valete.

Um Mestre de Cerimónia, é um porta-voz, um orador e para que a sua mensagem seja eficaz é necessário trabalhar no seu discurso, trabalhar o vocabulário e a retórica. Esse acervo verbal e mental adquire-se nos livros e músicas. Um rapper tem de ser um leitor assíduo e um consumidor permanente de vários gêneros musicais. Ecletismo musical e literário para elevar o seu discurso.


Em Angola, temos muitos rappers que odeiam livros e músicas. Completamente limitados nesses dois campos, focando-se apenas no básico e elementar. Temos muitos rappers com dificuldades em articular um pensamento, uma ideia, um protesto, pensam mal, escrevem mal e consequentemente acabam por falar mal.

 
Tem muito a ver com o nível de escolaridade de muitos rappers. Em Angola, 60% dos rappers frequentam o ensino básico, 20% no ensino médio e outros 20% com formação superior, por isso temos essa falta de pedagogia nas nossas rimas , pela ausência de uma metodologia de ensino na hora da composição.


Se eu fosse um escritor normal terminaria aqui este pequeno texto, mas por ser paranormal, vou explicar o meu ponto…

Não existe uma relação de causa e efeito entre sucesso acadêmico e sucesso artístico, não existe um nexo de casualidade entre salas de aulas e palcos. Para um rapper, a escola é essencial mas não é o fundamental. Os rappers estudam nas ruas (filosofia da vida) e transmitem isso em forma de Street Knowledge, cultivando o seu gosto pelos livros e músicas de forma alternativa sem necessidade de um programa institucional. Com ruas dominadas por assuntos banais é inevitável termos rappers vulgares, as ruas fazem os rappers, não se trocam livros muito menos Cds de Kilapanga e Jazz nessas ruas.


Por isso temos ai esses putos todos a proclamarem-se “Reis do Underground” mas não saberem o que significa super-havit, balança comercial ou deficit orçamental, isso não se aprende apenas na escola, aprende-se também nas ruas mas só no momento em que os rappers decidem ser auto-didactas , pesquisando e investigando.

Para terminar, quero felicitar o Cfkappa pela dedicação ao liricismo, trabalhar versos e rimas como um verdadeiro poeta, ajudando os consumidores a crescer, aprendendo a falar e pensar.


Gosto muito de Rappers que saibam ler , escrever e falar…

 

Soba L


2 comentários:

Anónimo disse...

Artigo interessante...queria dar o meu ponto de vista, no entanto! Por alguns aspectos apenas que me chamaram a atenção e que sem querer refutar, gostaria de questionar, opinar, indagar enfim...dizer algo sobre... Acredito ser importante a fala ser bem transmitida sem dúvida, existe no entanto o mal falar propositado ou o mal falar por não saber expressar correctamente, por exemplo: Quando alguém disse uma vez, o album irá de sair (nota-se claramente, que errou por não saber "gramaticar-se"), seria o album sairá, ou há de sair... no entanto existem outras formas de expressar-se erradamente e de próposito (vejá nas obras do consagrado Mendes de Carvalho)...enfim, arte!!!
Agora, será que, se precisar de passar a msg ao meu avô ou à minha avó (não sei qual o acento para onde), preciso necessariamente de um vocabulário polído? e se for para uma puto de 15 anos?
E depois, quando opinamos, é sempre importante (no meu ponto de vista) não darmos como certo os nosso pontos de vista, "Um rapper tem..." quer isso dizer que é obrigatório porque você o diz, ou temos direito a ser livres e decidirmos, não ser...?
Enfim, seu ponto de vista. Concordo quando diz que muitos rappers falam mal por exemplo, mas, isso deve-se somente a baixa ou falta de escolaridade...? Por exemplo, preste atenção ao Português usado pela Army Squad, ou alguns elementos daquele grupo...Cometem graves erros gramaticais, e posso aqui estar errado, mas, creio serem pessoas com um "estudo" de alta qualidade (África do Sul se não me engano, não educação), logo escolaridade como refere; portanto, isso por si só refuta a sua ideia de que tem a ver com o nível de escolaridade...Já agora, seria importante que citasse, de onde recolheu os dados sobre as centenas ou milhares de rappers e seus níveis de escolaridade...credibiliza a informação.
Rap é arte e como toda arte, a criatividade só é genuína (meu ponto de vista) quando nua de prissões directivas no processo concepção da mesma... ou seja, se eu tiver que ter um livro ou dicionário ao meu lado, para embelezar meus versos, aonde estaria a essência do meu pensamento??? e não se tem dito do rap, que é arte onde é importante ser-se verdadeiro??? Embora saiba, obviamente que existem padrões estilísticos a serem seguidos em muitos campos de arte (música como tal (não necessariamente RAP), pintura, poesia, representação etc, não sou especialista em arte).
Gostei muito do seu paragráfo onde começa com “não existe uma relação e termina com jazz nessas ruas...”
No seu último ou melhor penúltimo ponto, está no entanto, novamente a afirmar, suas ideias como absolutas...Veja que o que aprendemos na escola VS a realidade da vida seja das ruas, pessoal ou mesmo laboral, apresentam-se como realidades inteiramente diferentes...sem ser contabilista, sei que quando recebo meu salário é um +, e quando pago as contas é um -, e que devo organisar a minha vida, a volta da diferença restante...Podia alongar-me, mas, isso não é uma maratona.
Quem pegar um lápis e escrever o seu nome, sabe escrever, quem pegar num livro e ler o que lá está, sabe ler, quem consegue dizer bom dia, boa tarde...sabe falar...
Parece-me que afinal voçê gosta de todos rappers...Obrigado


Parabéns pela coragem, e parabéns, ao Keita Mayanda, pelo seu lyricismo que na sua simplicidade, é altamente poético, objectivo, "Pessoal" e Rico, ao Pai Grande, pelo seu linguajar, de rua e sem esforço, logo genuíno e que transmite o que precisa transmitir...epá são muitas ideias, vou bazar...mas valeu!!!

Anónimo disse...

Profundo , Granda Opinião , Mentes prudentes e razoaveis divergem sempre e a diversidade de opiniões traz sempre novas soluções , gosto de aprender pra melhorar a performance...One Luv

SOBA L

 

Blog Archive