Bem-vindo ao LusoHipHop.
Especialista em vazamento...
Responsável pelas entrevistas do blog.
Responsável por encontrar músicas para o blog
Responsável por uploads de grande tamanho
Responsável por encontrar artigos para o blog

Opiniões sobre 2011 e perspectivas para 2012

| | quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
|



Inspirado na pesquisa feita pelo site “HipHopWeb”, decidimos fazer algo idêntico com o pessoal que lida directamente com o Hip Hop lusófono no geral e angolano em particular.

Assim sendo fizemos as seguintes 5 perguntas e encontrem abaixo as respostas obtidas:
1. Como resumes o ano de 2011?
2. O que destacas este ano?
3. Alguma novidade da tua parte para o novo ano?
4. O que achas que poderemos contar para 2012?
5. Queres deixar uma mensagem?

CFKAPPA
cfkappa
1. Muito interessante. Positivo a 100%. Foi um período muito maduro da minha carreira.

2. Lançamento do meu álbum, a minha participação na Mixtape do DH, as vendas do meu álbum em formato digital e agora o facto de ser o primeiro artista angolano a ter desenvolvido uma aplicação para dispositivos Android, como forma de estar mais ligado aos apreciadores.

3. Álbum com o Hernâni da Silva, provavelmente meu último EP como MC, algumas participações que devem sair, estou a ajudar na concepção da Mixtape do Nigga Max, o meu programa na radio 300 com a Vaumara Rebelo, o Angola Hip Hop Chart, e se der certo, um concerto no final do ano.

4. Espero que os rappers façam mais do que falem. Espero mais fusões rap-kuduro (hahaha). Acima de tudo, muito trabalho e dedicação. Espero que o próximo ano a mentalidade Comercial vs. Underground se desvaneça e façamos só boa música. Estou muito ansioso para o álbum dos Kalibrados, Girinha, X da Questão, Kool Klever (mixtape) e enfim, muito trabalho.

5. Vamos fazer Hip Hop yo! Real Hip Hop é o que tu sentes. Hip Hop é o que és. Nem todos vão gostar. Apenas mantém-te firme e original!


COGNITIVO – Blogger
388752_10150895817755018_750670017_21176854_312092745_n

1. Um ano de muitos lançamentos, álbuns, mixtapes, shows, eventos que envolveram hip hop. Retorno de elementos de peso como Dealema, Boss AC, MCK. Bom trabalho da nova escola Moçambicana, Brasileira e Angolana.

2. Show da Lusofonia (independentemente da desordem, tivemos a reunião de grandes nomes da lusofonia) - eventos desse género não acontecem todos os dias.

3. Mais divulgação de Hip Hop Luso com artigos diferenciados e inusitados.

4. Continuação dos  projectos de 2011, mais lançamentos de peso, mais qualidade musical.
5. Que cada um faça a sua parte para que o movimento continue em movimento.

ADÉRITO JOSE – Blogger
328702_314329108601904_100000744522968_1004244_1604348985_o
1. Positivo.
2. A venda de muitas obras discográficas é um grande destaque para 2011.

3. Sim... Mixtape "A Recolha Vol.2" (Para as ruas).

4. Para 2012, eu acho que acontecerá o dobro feito esse ano (Se o mundo num acabar, lol).

5. Te amo Kratos... lol, continua com a mesma garra irmão e parabéns pelos 4 anos ONLINE.




NARRADOR KANHANGA
kanhanga_-_eu_sou_brasil_capa

1. Um ano bastante produtivo, no que tange o desenvolvimento da musicalidade na lusofonia, em particular no Brasil onde podemos destacar uma das melhores gerações do Hip Hop. Vários são os nomes que estão conseguindo levar o Rap em lugares jamais visto no ciclo musical brasileiro, é sempre uma grande vitória para o movimento hip hop e que acreditamos que se continuar assim, estaremos no lugar certo, claro que precisa de muito mais, mas não podemos deixar de pensar que é apenas um passo para uma longa caminhada. Além do mais estamos na era da informação onde tudo se resume em redes sociais conectado ao mundo em fração de segundo, isso ajudou bastante a elevar o nome do Rap além fronteiras, tanto é que o papel dos bloggers é fundamental e que já se pode dizer que hoje o Blogger é um elemento da cultura Hip Hop.

2. Destaco o crescimento da industria musical hip hop em Angola, Moçambique e Portugal e o Brasil a passos curtos está buscando esse mesmo mundo de negócio atraves do Rap, tanto que em Angola, vários mcs estão conseguindo demonstrar seu trabalho por meio de mix Tape´s que se tornou rentável para um mercado antes fechado e sem oportunidades de genero. Assim podemos destacar nomes com Ready Neutro.

3. Acabei de lançar um CD dia 25 (Natal) de forma digital algo muito longe do que posso fazer musicalmente falando, mas em 2012 trarei algo mais elaborado provavelmente em junho lancei a nova cena

4. Muito mais musica, muito mais Rap e que possamos entender que o Rap ou toda música é dinámica e é importante acompanhar essa mecânica que a propria musica nos mostra. Espero também que os Bloguers continuem desenvolvendo esse trabalho maravilhoso e fundamental para que mais rappers e não só possam encontrar um canal de veiculação de sua música, ou seja, o som não passa na rádio mas toca na internet, todos os Bloguers precisam se sentir elemento participativo desse processo que é o Hip Hop

5. A todos que consomem o Rap sem distinção de nacionalidade, abraçem a causa e sempre que puderem contribuir com qualquer que seje o apoio, deêm essa força sem esperar uma reciprocidade onerosa se não a própria musica. Contamos com todos os fãs, pois sem eles nada somos. Obrigado


VUI VUI
Vui Vui
1. Resumo 2011 como o ano em que as chamadas Mixtapes ganharam algum terreno e visibilidade em relação ao produto mainstream mas julgo que no geral no aspecto lusófono não tenha sido dos melhores anos no que concerne a produtos que fiquem na história do rap lusófono por exemplo acho que saíram alguns bons álbuns mas nenhum clássico, em relação a concertos neste ano destaco o concerto nos Coqueiros da Blue com Kid e Valete no aspecto RAP e o show de Hip Hop na Cidadela pelo elenco que juntou nomes como Gabriel O Pensador, Boss Ac, D2 para citar alguns dos mais sonantes. Em relação especificamente ao rap em Angola, penso que foi tudo muito parecido salvo uma ou outra excepção no Underground, a monotonia de temas foi uma constante, a despreocupação do impacto negativo que determinada linguagem e temática tem sobre a sociedade e principalmente sobre crianças e apesar do Rap ser também um bom veículo para intervenção social confundiu-se muito Rap com política abdicando e deixando para segundo plano a música que no fim do dia Rap  também é. No Mainstream penso que as bússolas partiram então viu-se vários naufrágios, as bóias de salvamento ou tentativas foram fusões sem talento, pálidas e cansativas pouco houve de bom Rap, já para não falarmos do choque para todos nós dos Rappers e principlamente bons MC’s que mudaram de estilo em busca de outros Horizontes, pese embora tenhamos os Zona 5 em bom plano pediu-se o lançamento de artistas ou grupos como Kalibrados, Army, Boss AC, e porque não Afroman.

2. Salvo alguns nomes que me possam escapar e desde ja peço desculpas por isso mesmo, destaque neste ano de 2011 para Kid Mc, NGA, Zona 5, agora já no final Mc K, e Damani no que concerne a bons álbuns, boas vendas e também visibilidade e consequentemente concertos, penso que há alguns Mc’s que mantiveram o nome em alta como Abdiel, Extremo, Azagaia, Duas Caras, Reptile Hernani da Silva com participações, mixtapes etc. Também julgo que ficamos todos surpreendidos com Laton e Pirak, especialmente com o Laton na mixtape do DH, destaco também um ano de muito trabalho de Ready Neutro e Fly Skuad, o bom regresso da Girinha hum e modéstias à parte Vui Vui também não teve muito simpático com os ouvidos das pessoas, terror!!!! lol

3. Sim espero que 2012 seja um ano de muito trabalho, um ano de muitas mudanças em todos sentidos para mim e espero muito trabalho. Destaco o Projecto Mercenários logo para o principio do ano, o album dos Kalibrados (mais do que na hora), e tou a pensar na possibilidade do fim do ano lançar o Volume II - Mafia King. Para além de um ou dois lançamentos de artistas.

4. Poderemos contar com muitas coisas boas, sei que muita gente está a trabalhar e aguardam-se Mille Mambos de bom Rap.

5. Saúde e paz para toda gente... harmonia entre os homens e bem haja o rap lusófono.


XTASY – Equipa LusoHipHop
Xtasy
1. Bom ano para o nosso Hip-Hop. Tivemos grandes albums como do Cfkappa, Zona 5 e MC K, tivemos grandes mixtapes como Extremo Signo, N.G.A., DH, DJ Soneca, DJ Samurai, Ready Neutro (minha opiniao: não esperava dele tanto) e sem esquecer Abdiel, em suma foi um muito bom ano para o nosso Hip-Hop.

2. O sucesso alcançado pelos meus niggas da Zona 5.

3. Sou apenas um amante e crítico da cultura Hip-Hop, mas devo dizer que já ouvi algumas tracks novas dos meus niggas Kalibrados e da Zona 5 e digo com toda certeza as tracks tão muito HOT's.

4. Conto com um album do X da Questao, Kalibrados, Cfkappa e Hernani da Silva e ainda não se decidiu se sairá um álbum novo da Zona 5 ou reedição do Impressões Digitais. E espero um album do Abdiel.

5. Espero que os rappers trabalhem mais e que continuem a lancar tracks todos os meses. E que evitem os beefs desnecessarios e que beefem quando for necessario a cultura Hip-Hop agradece. Uno


NIGGA EDI – Blogger
Nigga Edi
1. Foi um ano bom em certas áreas e mau noutras áreas. No que toca ao lusohiphop com certeza que tivemos um ano super positivo onde entre lusófonos houve uma certa quebra de barreiras/fronteiras e já se faz muitas conexões, já se fazem shows só de hip hop luso e há um interesse muito grande dos rappers em saber do que se passa no outro lado. Fiquei muito feliz há tempos em publicar cenas de Cabo Verde feitas lá e cenas da Guiné Bissau também feitas lá, quando todos sabemos em que situação estes países estão...
2. No que toca ao LusoHipHop, destaco os prémios de Kid Mc e Zona 5, a afirmação cada vez mais do NGA, a "sensação" chamado Ready Neutro, sucessos de rappers como Emicida, Projota, Hernani da Silva...que ultrapassaram as fronteiras dos seus países. Também destaco pela negativa (caso seja provado) a mentira do Brigadeiro 10 Pacotes que lhe tinham desviado ou roubado os Cd's que ele tinha de vender (até agora não provou) porque algumas informações dão conta que ele queria apenas atenção e protagonismo pra poder comercializar mais tarde e melhor.

3. Tenho um projecto em parceria com outras pessoas ainda não pra divulgar, a mixtape do meu blog "Persistência Absoluta" comemorando 5 anos de existência. Como rapper "Nigga Edi" a minha Mixtape com Megga Skill intitulada "Negócio, Visão e Midia" por concluir, o video do meu grupo Saqueadores e a Black Ink...

4. Pra mim 2012 promete muito no que toca ao rap como um dos elementos do hip hop. Até onde tenho conhecimento, há muita coisa por vir, desde álbuns, mixtapes, colectâneas, contratos, eventos e outras cenas. É com muita penas mas não consigo dizer muito sobre os outros elementos do hip hop.

5. Pouco heatherismo, evitem o madoísmo, trabalhem cada vez mais, evitem falar sem fazer, criticar sem corrigir. Mais filantropia, mais realismo, não muito mas algum beef... e parabéns ao CFKappa, Mc K, Ready Neutro, Dabo Boys, Trio Fam, Emicida, NGA, MadKutz, Louis Max, CMC, Anselmo, Zona 5, Xpiraculo, Celio Py, Nair de Paula, Bilimbao e outros pelas conquistas e trabalhos feitos neste ano que findou e rápidas melhoras pro Kid Mc e pra todos outros... Peace


TULY MONG – Equipa LusoHipHop
Tuly

1. O ano 2011 foi um ano muito produtivo e de muita exploração por parte dos músicos para com o povo! A venderem Maxi-single e mixtapes ao preço de um álbum!!!

2. O destaca-se pelo grande sucesso da Zona 5 e a grande “evolução” do Ready Neutro. O que me desiludiu no hip hop foi ver o Mister K, que trocou o rap pelo o Semba! So não menciono o Cfkappa nos destaques porque ele ainda tem o hip hop pela frente "O Grande Pilar" que vai agarrar o Young DP e o Eddy Shine! (risos em HD).

3. Simm!! Todo ano temos sempre grandes novidades, 2012 teremos o álbum do NaiceZulu & BC, Kalibrados, Vui Vui & Abdiel (já não estou a contar com esse disco, mas prontos), X da Questão, e a entrevista do Gutto pelo LusoHipHop...

4. Muita humildade e mais união pelo movimemto de Cabinda ao Cunene, tbm mais free passes de imprensa para os bloggers nos eventos de hip hop.

5. Se Jesus Cristo foi considerado como o homem mais perfeito da terra, mesmo assim teve inimigos, quem é o movimento hip hop para não ter inimigos??? Por isso irmãos do Rap Game, vamos trabalhar e cada um, respeita o trabalho do outro sem haterismo!! Away!!! Poh!!


DINO CROSS – Blogger - Jornalista
Dino Cross

1. Em relação ao hip hop, 2011 foi o ano do declínio a nível social, a tentativa de alguns rappers em reivindicar uma governação mais transparente fechou quase todas, se não todas as portas que um dia ja estiveram abertas para este movimento.

2. A comemoração dos 20 anos de carreira dos SSP.

3. As ideias ainda não estão bem desenhadas, mas vou procurar amadurecer a ideia de criar um mecanismo para filtrar as músicas que vão pra internet, valorizando assim o tempo de quem procura bom rap e com isso incentivar os rappers a só gravarem depois de melhor preparados.

4. O percurso do hip hop é imprevisível mas não precisa ser vidente para prever que teremos muitas mixtapes, (boas e más), albuns, muito copy e paste, pouca informação e muita música na internet.

5. Se todos levarem a cultura hip hop com mais seriedade, poderemos em breve melhorar a qualidade da nossa música, devemos criar um rosto para o rap angolano, deixar de importar a realidade americana para as nossas letras. Devemos igualmente incentivar iniciativas como a da Universidade de Hip Hop e deixar de divulgar musica sem conteúdo na internet.


BALUMUKENU HIP HOP – Blog
Balumukenu

1. 2011 foi mais um ano bom para o Hip Hop, não obstante o facto de a evolução qualitativa não superar a quantitativa;

2. No ano findo destaca-se sem dúvidas o "início" da valorização do trabalho dos blogs de Hip Hop, na divulgação e suporte do movimento;

3. As novidades serão novidades (LOL);

4. Para 2012 espera-se muito trabalho por parte dos Hip Hoppers. 2011 foi um ano em que os manos (de uma forma geral) esforçaram-se bastante e, nada indica que em 2012 se quebre este ritmo;

5. Muita paz e saúde pra todos e que a solidariedade esteja sempre presente em nossos corações.


CENAS!!! – Blogger
CQC1. De uma forma geral foi muito bom. Vários bons shows de Hip Hop, tanto Underground quanto Mainstream; óptimos CDs foram lançados; muitos eventos; surgimento e/ou afirmação de mais programas de rádio dedicados ao Hip Hop, e por ai... Ficamos sempre com a sensação de que podíamos ter muito mais, mas na minha opinião foi um ano super positivo pro Hip Hop Lusófono.

2. Entre vários lançamentos, eventos e acontecimentos ligados ao Hip Hop, destacto o 3º lugar alcançado por Kid Mc no Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola, os prêmios alcançados na MTV Brasil por Emicida e Criolo e a realização do 1º Festival de Hip Hop da Lusofonia em Luanda-Angola (o último, apesar dos pesares).

3. Muitos projectos a serem arquitectados (#FYPMB), mas como não tenho certeza da concretização de nenhum deles, prefiro não adiantar detalhe algum...

4. Muitas cenas que curtiremos de certeza. Temos muitos "Brevementes" (muito aguardados) que estã engavetados e que provavelmente sairão neste ano. Projectos que foram lançados recentemente e que farão muito estrondo neste ano. Se tudo isto se realizar, 2012 será um dos melhores anos do Hip Hop Lusofono...

5. Insista, persista e invista nos teus sonhos para que eles se concretizem. Dê continuidade aos teus projectos, não desista deles porque não "pegaram" na primeira. Procure formas de melhorar em todos aspectos (pessoais e profissionais) todos os dias. Continuem a valorizar os bloggers, temos muitos serios e cheios de vontade de contribuir positivamente para o engrandecimento do Hip Hop.
Feliz 2012 pra todos... #CQC


LUANDERGROUND
Luanderground1. Infelizmnte não acompanhamos o movimento da banda como nos anos anteriores, mas do que vimos quase nada mudou em relação ao ano passado; a onda das mixtapes continua, o que não é mau, é lamentavel apenas a falta de empenho ou seriedade por parte de alguns rappers... Quanto aos albuns, algumas labels independentes porém ja conhecidas, nada de novo nesse campo… Saiu o novo álbum do McK, que deixou a desejar (na nossa óptica), o álbum do Raf não saiu quanto as produtos da casa, Luanderground trouxe de volta veteranos como Aluno Mestre e Level Krhoniko (Denelxl e Xtygma nas participações), SunWen e Intelektu (com tapes em 2011 e álbuns em 2012)

2. Em destaque colocamos o trabalho do nosso Team que evoluiu bastante... Em 2011 melhoramos a qualidade dos produtos, incorporamos mais membros e colocamos várias mixtapes/LP's no circuito... entre eles, Parceiros do Crime, Terceira Casa, Impressionista, Fitas Encontradas 2, Senso Classiko. Destakar ainda o trabalho da Revista Carga, que ganharam o seu espaço tão rapidamente não por ser a única revista de música, mas sim por ser um excelente produto. Parabéns a eles, merecem.

3. Para 2012 o Team L! tem mais bombas entre tapes, LP's e álbuns. Aluno Mestre e Level, Tarcizzo vai estreiar com um street álbum, Sun Wen, Artifice com a nova tape, Intelektu e ainda a colabo Luanderground e Raw Movement, desde que haja empenho e qualidade (artística e musical).

4. …

5. É preciso apostar mais em sangue novo, desde que haja empenho e qualidade (artística e musical), nós mesmo no Team L! procuramos fazer isso. É necessário diversificar as selecções nas rádios e mais, os responsáveis precisam honrar as suas posições e deixar as influências de lado, afinal é só por isso que é sempre o mesmo pessoal nos eventos de rap (QUE POR SINAL AUMENTARAM, JÁ AGORA ADIANTA RESSALVAR QUE FOI UM PONTO POSITIVO ESTE ANO ) da mesma forma que os "novos" rappers, producers e mais precisam trabalhar duro, oferecer bons produtos, fugir da banalidade do rap de hj, explorar as suas habilidades ao máximo antes de saírem à rua ou colocarem cenas na net.


Boni – Produtor
Boni

1. Em termos de eventos foi muito bom tivemos 3 eventos de grande dimensão com grandes rappers da lusofonia, falo do primeiro Blue Festival no Estádio dos Coqueiros, e as duas edições do Festival da Lusofonia no Estádio da Cidadela. Em termos de lançamentos tivemos os álbuns do CFK e MCK, as mixtapes de NGA, DH, Xtremo Signo, Ready Neutro, Reptile e Abdiel. Quanto a mim como producer o ano foi bom também, acho que amadureci bastante. Aprendi (tardiamente, mas antes tarde do que nunca) que as coisas não caem do céu e que não podemos ter medo de lutar.

2. Regresso de MCK.

3. Alguma novidade da tua parte para ano novo?
Sim muitas, tenho trabalhado harduamente em muitos álbuns que possivelmente saírão este ano. E assim que terminar começarei a pensar no meu possível álbum de produtor.

4. Acredito que 2012 será ainda melhor que 2011, teremos mais álbuns para consumir, esta a se projectar o Mega Show de MCK, acho também que poderemos contar com os álbuns de Agente Supremo, Raf Tag, Valete, Sam The Kid, o EP de Fly Skuad. Todos eles darão o seu contributo para o HIP HOP lusófono em 2012.

5. Devemos sobretudo aprender a nos conhecer profundamente para podermos definir o que queremos da vida - afinal, os valores dos outros não são os nossos. Precisamos ter a personalidade formada, madura, para enfrentar a corrente negativa que se forma quando não atingimos as expectativas planejadas pra nós.


MISS DJEI – Equipa LusoHipHop

Djei1. Foi um ano bom no geral mas no contexto especifico deixou algumas lacunas, que espero que sejam 'tapadas' em 2012.
2. …
3. Algumas ideias que já tive no ano passado (a entrevista com female mcs, encontro em espécie de fórum), participação mais activa nas actividades ligadas ao movimento e maior ênfase na biografia de alguns nomes importantes do rap internacional e nacional.

4. Com um blog mais intenso, mais interactivo e com a mesma fidelidade de sempre.
5. A todos os seguidores do blog e publico no geral, obrigada pelo apoio incondicional e que vivam a vida no mudus carpe diem.


 BRIZZO
1. Foi um ano multifacético com vários acontecimentos bons e maus a nível mundial. Para mim e o meu team "FreshBoys" foi um bom ano, deixamos de ser plateia e passamos a ser jogadores nesse jogo(primeira fase do objectivo alcançada)

2. A minha rubrica "Briday" que consistiu em lançar sons na net toda semana durante 1 trimestre, a gravação do primeiro vídeo do meu grupo que ajudou a divulgar o nosso trabalho com mais consistência e o mais importante o apoio que adquiri da família no assunto música depois de mais de 7 anos de batalha lol

3. Para o ano 2012 tenho vários projectos em papel que meterei em prática a destacar o meu E.P "Operação Triunfo", a mixtape colaborativa com o meu playa Euclarmany, álbum ou maxi-single dos Fresh Boys e a gravação de vários vídeos com os mesmos e a solo.

4. 2012 acho que será um ano em que meteremos o Hip Hop no top da música angolana com vários álbuns, mixtapes e eventos. Destaque para o regresso dos Kalibrados e possivelmente o segundo álbum da Army Squad apôs o clássico "Firmes".

5. Apoiem o movimento Hip Hop como puderem divulgando a música dos vossos artistas favoritos e se fazendo presente nos concertos e vendas de cds. Para os rappers, mais álbuns de qualidade, Djs risquem mais os pratos, B-Boys (Girls) mais dança, aos grafiteiros as paredes estão muito limpas... Sujem (no bom sentido lol)



Obrigado a todos os que participaram e aos que não puderam participar.

2 comentários:

XTADO SUPERIOR disse...

GOOOD!

Anónimo disse...

cialis kaufen cialis generika erfahrungen
cialis comprare cialis
cialis cialis 20 mg.
cialis generique vente cialis

 

Blog Archive